Labirinto

Venha trilhar o Labirinto PAX

LABIRINTO PAX UNIVERSAL

O Caminho Sagrado

Aberto em 19 de Março de 1997

1235 – Abertura do Labirinto da Catedral Chartres, França, Europa.

1991 – Abertura do Labirinto da Catedral Graça, São Francisco, EUA.

1997 – Abertura do Labirinto da Pax Universal, São Paulo – SP – Brasil – primeiro da América Latina.

2013 – Abertura do NOVO Labirinto da Pax Universal, São Paulo – SP – Brasil – primeiro da América Latina.

O LABIRINTO PAX

A FRATERNIDADE PAX UNIVERSAL obteve permissão da Catedral de São Francisco para ter o labirinto em sua sede, o primeiro na América do Sul, facilitando assim o caminho dos que buscam a própria espiritualidade. O objetivo desse projeto é proporcionar a oportunidade para que muitas pessoas visitem e trilhem o Labirinto, mudando suas consciências e vivenciando o Terceiro Milênio em uma nova freqüência de atitudes.Os Labirintos podem ser encontrados em quase todas as tradições religiosas ao redor do mundo como: a Kabbala ou Árvore da Vida, encontrada na tradição judaica mística, a Roda Medicinal Hopi e o Homem no Labirinto (dois dos muitos Labirintos da tradição nativo-americana).

O QUE É O LABIRINTO

É uma ferramenta de meditação universal. Qualquer pessoa em qualquer tradição ou caminho espiritual será beneficiada com essa experiência que reflete o momento presente. Qu ando você dá o primeiro passo no Labirinto, está escolhendo mais uma vez, seu próprio caminho espiritual. A imagem do Labirinto é universalmente reconhecida como um símbolo de unidade. Os labirintos oferecem apenas UM CAMINHO A SER TRILHADO, sem ramificações. É preciso ter paciência de percorrer o caminho com todos os seus contornos e chegar ao centro. Chegando ao centro, a pessoa pode aquietar sua mente e encontrar a paz e a iluminação no centro do seu próprio ser. O Labirinto é o espelho de sua jornada espiritual e da jornada de sua vida. Não pare e, se errar,  não tem problema, vá até o fim, pois isso só indicará que,  em sua vida,  existem pontos a serem trabalhados, bloqueios que precisam ser removidos. Reflita sobre isso e volte outras vezes para trilhar o labirinto. O percurso é intuitivo. O Labirinto reflete aquilo que a pessoa precisa descobrir na perspectiva de um novo nível de consciência.

A EXPERIÊNCIA DA MEDITAÇÃO

Muitos de nós têm dificuldades para aquietar a mente. Pelo simples fato de percorrer o caminho sagrado do Labirinto, o que exige atenção e concentração mental, os outros pensamentos tornam-se menos intrusos. A mente não se aquieta automaticamente. Você precisa gentilmente guiá-la com a intenção de liberar os pensamentos desnecessários. Isso se torna muito mais fácil quando o seu corpo  está em movimento, quando você simplesmente caminha.

DUAS ABORDAGENS BÁSICAS PARA  ANDAR  NO CAMINHO SAGRADO

Uma forma de anda r no Labirinto é optar por abandonar todo o pensamento e simplesmente abrir-se à sua experiência individual, com atenção. Geralmente, mas nem sempre, o Silêncio ocorre no primeiro estágio do Caminho do Labirinto. Após a mente estar quieta, você pode escolher continuar quieto. Você também pode usar o Labirinto como um Caminho de Prece. Simplesmente comece a conversar com Deus. Uma segunda abordagem, quanto ao Caminho do Labirinto, é considerar uma questão em mente. Se você está preocupado com alguma situação ou precisando resolver algo e está procurando por solução, concentre-se nessa questão específica, assim que entrar no Labirinto. Amplie seus pensamentos sobre a questão, envolva-se realmente, abandone todo o resto. Quando você caminha até o centro com o coração e mente abertos, você está se abrindo para receber novas informações – novos “insights” sobre você mesmo. O discernimento entre fluxo e força é importante aqui, pois o ego humano pode tentar forçar algo fora do seu tempo apropriado de amadurecimento e, assim, o resultado será “nada”. É este o papel das expectativas. Elas nos enganam fazendo com que procuremos por algo mais e então neste exato momento, perdemos o que está diante de nós. A mente pode fazer truques e tentar nos enganar no centro do Labirinto. Um dos enganos mais comuns é negar a informação que estivemos procurando até aqui. É sugerido sempre ouvir o PRIMEIRO PENSAMENTO e não o segundo, terceiro…. Nós queremos encontrar o pensamento criativo, mas, quando ele surge, o nosso eu crítico interno pode não ser capaz de tolerá-lo. O pensamento pode ser original ou criativo demais, feio ou fragmentado. Portanto, ele está sem pré-cortado pela NEGAÇÃO, mascarado como ESQUECIDO e não participa de nosso caminho através do Labirinto. A mente também pode fazer truques designando prematuramente o “insight” que poderemos receber no centro do Labirinto. As experiências no Labirinto nem sempre são recebidas verbalmente. Muitos “sentem” pela intuição ou sexto sentido, em um nível que é indescritível por palavras.

O objetivo de todas as disciplinas espirituais – prece, jejum e meditação – é ajudar a criar em nós uma abertura para que possamos receber e renovar nossa consciência de trazer nossa totalidade em Deus na Terra, agora.

Exercícios ao Trilhar o Labirinto

COMO TRILHAR O LABIRINTO

  1. Antes de iniciar o caminho, concentre-se e permita-se estar completamente consciente do simples ato de percorrer o Caminho Sagrado do Labirinto.
  2. O caminho poderá ser percorrido por meio de duas formas. Escolha uma delas.
    1. Presencialmente: ande naturalmente sobre o Labirinto, com os pés descalços, no ritmo que seu corpo desejar, evitando pisar nas bordas.
    2. Labirinto impresso em cartão: trilhe o caminho com o seu dedo indicador, permitindo que ele deslize no ritmo que sua intuição indicar.
    3. Para fazer o exercício virtual, coloque a seta do mouse no início do labirinto e vá seguindo a trilha branca que automaticamente irá colorir o caminho de amarelo até o fim. Ao chegar ao centro, você receberá novas instruções. Siga-as e retorne pelo mesmo caminho até o início.
  3. Limpe sua mente e preste atenção na sua respiração.
  4. Permaneça no caminho.  Você vai descobrir que necessitará de concentração e um objetivo claro.
  5. Quando começar, não pense em nada mais, a não ser o caminho que está trilhando. Não pule caminhos.
  6. Ao chegar ao centro do Labirinto, você terá chegado até o meio do seu caminho. Respire, medite, faça uma prece, preste atenção nas sensações do seu corpo e retorne até o ponto de partida.

ENCONTRE O RITMO APROPRIADO PARA VOCÊ E CONCENTRE-SE

– Em nosso mundo caótico e cheio de afazeres, constantemente estamos com pressa e, assim, perdemos o sentido de nossas verdadeiras necessidades.  A mesma coisa pode ocorrer no Labirinto, mas há uma diferença:

O LABIRINTO AJUDA-NOS A ENCONTRAR O NOSSO RITMO NATURAL E CHAMA NOSSA ATENÇÃO PARA ELE, QUANDO O REVERENCIAMOS COMO FERRAMENTA DE AUTO-CONHECIMENTO.

Apoie seu movimento no Labirinto, conscientizando-se da sua respiração, permitindo que ela se mova de forma suave e ritmada para dentro e fora do seu corpo. Isso pode acontecer, durante todo o movimento, como em uma prática da meditação. Deixe que sua experiência seja seu guia.

Cada experiência no Labirinto é diferente, mesmo que você trilhe o Caminho Sagrado muitas vezes, em um curto espaço de tempo. O ritmo também é diferente,  a cada vez,  e pode mudar drasticamente dentro dos estágios que você atravessa percorrendo o Caminho Sagrado. Encontrar o nosso ritmo, permitir estar receptivo a todas as experiências e ter consciência dos pensamentos habituais e assuntos que envolvem nosso desenvolvimento espiritual é o Caminho do Auto-Conhecimento.

OS TRÊS ESTÁGIOS DURANTE O PERCURSO

LIBERAÇÃO

Ocorre uma liberação de todos os detalhes de sua vida. É um ato de liberar pensamentos e emoções. Aquiete e esvazie a mente, inspire e expire profundamente e deixe os pensamentos e emoções virem à tona.

ILUMINAÇÃO

É quando você atinge o centro. Permaneça ali o tempo que você desejar. É um lugar de prece e meditação. Receba o que você tem direito de receber.

UNIÃO

É quando você se alia a Deus, seu Poder mais elevado, ou seja, as Forças de Cura que atuam no mundo hoje. Quando sai do centro e faz o caminho da volta até a saída, você se fortalece na busca e no trabalho do que, conforme a sua  percepção, a sua alma está procurando.

O OBJETIVO DE TODAS AS DISCIPLINAS ESPIRITUAIS – PRECE, JEJUM E MEDITAÇÃO – É AJUDAR A CRIAR EM NÓS UMA ABERTURA PARA QUE POSSAMOS RECEBER E RENOVAR NOSSA CONSCIÊNCIA DE TRAZER NOSSA TOTALIDADE EM DEUS NA TERRA, AGORA.

Para utilizar o exercício, é necessário ter instalado no seu computador o plug-in Flash  que irá permitir a animação. Se você não possui o plug-in instalado, clique aqui para fazer download e instalar.

Fazer o exercício ON-LINE